Onde escutar música online e descobrir novos sons; buscador vasculha rádios online em tempo real

Ipod

Há diversos sites para escutar canções online. Nessas páginas, não é necessário fazer o download do arquivo: o visitante escuta a música, de forma legal, na web (streaming). Cada vez mais, inclusive, as novas gerações optam por essa via. Entretanto, nem todos os serviços estão disponíveis no Brasil, como Spotify, um dos mais badalados.

Há também sites que funcionam como agregadores de conteúdo. São ideais para descobrir novas músicas, como We Are Hunted e The Hype Machine. Outra opção são as redes sociais específicas sobre música, como Last.fm, MySpace, Blip.fm (os links mostram meus perfis nesses sites de relacionamento) etc.

Mas e as pessoas que apreciam escutar rádio? No Brasil, há o site Rádios ao Vivo, um catálogo com quase 20 mil rádios do mundo. Outra opção é o internacional Radio Locator.

Busca em tempo real

Todavia, para quem quer fazer buscas mais específicas, o RadioTuna seria o mais indicado. Trata-se de um mecanismo de pesquisa de rádios em tempo real. O site entrega, por exemplo, um ranking das músicas mais tocadas no mundo.

Além disso, se você quiser escutar um artística específico, o site encontra em que estação ele está tocando. No banco de dados do site, há mais de 10 milhões de faixas originais catalogadas, dos gêneros musicais mais distintos (pop, punk etc.) Estão cadastradas não apenas grandes estações de rádio online, mas também as de pequena audiência, de nicho.

Evidentemente, há muitas formas de escutar músicas online. Muitas pessoas preferem ir direto ao Youtube, por exemplo. Todavia, o público-alvo do RadioTuna é quem quer escutar músicas no formato “rádio”, com seus programas temáticos, especialistas em gêneros específicos etc.

Textos relacionados
Equipamentos para gravar podcasts
Novos canais on-line de música
Fly by music, uma nova forma de escutar música
Blip.fm, um site para compartilhar músicas on-line

Radar – leitura recomendada
O futuro das rádios online
Fora dos holofotes, o podcast resiste

Imagens via Flickr de dan taylor e galessa’s plastics

About these ads

3 thoughts on “Onde escutar música online e descobrir novos sons; buscador vasculha rádios online em tempo real

  1. Pingback: YouTube lança recurso de busca específico para músicas « Charles Cadé Blog / Comunicação, tecnologia e cultura digital

  2. Pingback: A influência dos sites musicais « C2

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s