#musicmonday – Trilha do filme Amor sem Escalas (Up in the Air)

“A modernidade se define pela viagem, pela decisão de não aceitar que o lugar onde nascemos seja nosso destino -por exemplo, pela vontade de deixar o campo e ir para a cidade.
[...]Este é o custo básico da liberdade e da autonomia que prezamos acima de tudo: a gente renuncia, antes de mais nada, ao calor do lar -aquele lar que nos esperaria ao fim de cada dia, se tivéssemos ficado no campo [...]“

Contardo Calligaris, na sua coluna mais recente na Folha de São Paulo. Sem querer, fez uma crítica do filme Amor Sem Escalas (trailer no final do post), do cineasta Jason Reitman (Juno, Obrigado por Fumar).

A obra conta a história de Ryan Bingham (George Clooney), funcionário de uma empresa cuja missão é demitir pessoas. Por isso, viaja mais do que fica em casa, o que ele adora. No caminho, inicia um relacionamento com uma mulher (Vera Farmiga, luminosa) que compartilha de sua filosofia de vida.

É uma comédia romântica acima da média, mas que não esquece dos arquétipos do gênero. Não que seja um Chick flick (obras com um apelo maior para o público feminino): o casal protagonista é cínico, amoral.  Vive sem dilemas – pelo menos inicialmente – um estilo de vida que seria censurável por quem persegue o ideal romântico de felicidade.

A personagem mais “correta” – a pupila de Clooney no ramo de “transição de carreira” – é ingênua e, não raro, tem seus conceitos de vida dilapidados pelos mais “experientes”. Mesmo o final, com a tradicional mudança de rumo de personagens, é bastante peculiar. De toda forma, assim como nos demais filmes do direitor, as personagens são carismáticas. E há diálogos certeiros.

Mas esse texto não deveria ser uma crítica do filme. Na verdade, queria destacar a ótima trilha sonora (trechos abaixo). Há Be Yourself, de Graham Nash; Help Yourself, de Sad Brat Smith (que torna uma cena de casamento, que deveria ser apenas de alegria, num momento agridoce) e a maravilhosa Angel in the Snow, do inesquecível Eliot Smith.

***
#Musicmonday é o hábito de dar dicas musicais, no começo da semana, no Twitter. Vez por outra farei isso também por aqui. Se quiser conferir as canções mais citadas no Twitter, clique aqui. Também solto umas dicas no meu tumblr musical. As músicas que recomendei nesse post podem ser ouvidas por lá.

Músicas

Canção Artista
  1. This Land Is Your Land Sharon Jones and the Dap Kings
  2. Security Ballet Rolfe Kent
  3. Goin’ Home Dan Auerbach
  4. Taken At All Crosby, Stills & Nash
  5. Angel In The Snow Elliott Smith
  6. Help Yourself Sad Brad Smith
  7. Genova Charles Atlas
  8. Lost In Detroit Rolfe Kent
  9. Thank You Lord Roy Buchanan
10. Be Yourself [1971 Demo] Graham Nash
11. The Snow Before Us Charles Atlas
12. Up In The Air Kevin Renick
13. Time After Time Anna Kendrick

 

Trailer

 

One thought on “#musicmonday – Trilha do filme Amor sem Escalas (Up in the Air)

  1. Pingback: Amor Sem Escalas Up in the Air « XX Filmes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s