Multifacetado, o projeto engloba produção original; curadoria de conteúdo e prestação de serviços (consultoria em comunicação e estratégia digital).
Ao invés de monólogo, diálogo. Busca-se criar conversas duradouras, e não apenas propagar ações próprias ou autoelogio. E nada melhor para puxar conversa que bom conteúdo.
O blog (projeto editorial abaixo) é o espaço para divulgar novidades sobre comunicação e cultura digital. O papo prossegue nas mídias sociais. O objetivo é agregar conteúdo à conversa que acontece na comunidade criativa, destacando o que há de mais relevante na rede, como recomendações de leitura, cursos, eventos e oportunidades profissionais.
Auxiliar empresas a participarem dessa dinâmica é outro norte do projeto. A meta é ajudar marcas na construção do tom certo para falar com seus públicos de interesse.
Blog: boas-vindas no formato notícia
Ao invés de encontrar um site estático e autorreferente, por aqui acessará notícias e análises desde a porta de entrada. A página inicial, que funciona como um blog, sinaliza a proposta de sintonia com os novos tempos. Num período de grandes transformações, é preciso estar permanentemente atento ao comportamento contemporâneo, bem como acompanhar os diversos caminhos da produção, distribuição e consumo de mídia.
Em pauta, comunicação, cibercultura, tecnologia, design, culturas midiáticas, linguagens visuais, produtividade & trabalho remoto. Sempre que possível, lançando luz sobre as conexões entre os diversos campos de conhecimento.
Apesar de buscar a multidisciplinaridade, isso não representa falta de foco. Mira-se além do óbvio: o filtro destaca novos conhecimentos, valores e experiências que abraçam o novo, ou que reinventam saberes.
Além da elaboração de análises próprias, também é feito um trabalho de curadoria que seleciona o que é mais relevante (reportagens, opiniões etc.).
Outros destinos
Essa mescla de produção autoral e seleção de conteúdo também é percebida nas mídias sociais (links ao lado). A curadoria realizada no Twitter já valeu destaque na imprensa nacional.
O Instagram é concebido de maneira particular. Ele não é usado como vitrine de serviços, mas como espaço de crônica visual. Ganha evidência o que inspira: livros, paisagens inusitadas, exposições, apresentações artísticas, arte urbana entre outros alumbramentos que respiram criatividade. Sempre procurando ir além do cenário comum, buscando novos ângulos, o que já rendeu seleção em mostras especiais.
Comunidade: coletivo de blogs, mapas colaborativos + redes sociais
A cultura participativa é um dos pilares da ciberespaço. Criativos se aliam para desenvolver projetos novos e excitantes. Produtores de conteúdo desenvolvem formas inusitadas de transmitir e compartilhar conhecimento.
Nesses territórios digitais, os indivíduos estão engajados e refletem sobre suas áreas de interesse. Faça parte de uma comunidade e troque dicas de notícias, eventos, oportunidades de emprego etc. Conecte-se e compartilhe experiências: as plataformas digitais são ambientes vibrantes de produção e distribuição da cultura e de trocas de informações.
Coletivo de blogs
Entre 2010 e 2014, mantive, juntamente com profissionais que admiro, um coletivo de blogs: contextodigital.net. O objetivo foi criar um hub de sites que versam sobre cultura digital e novas mídias.
Com isso, agrupou-se, num mesmo endereço, projetos individuais, dando a eles uma noção de complementaridade. Ou seja, ao acessar o endereço do projeto, o visitante encontrava as atualizações mais recentes desses blogs.
Grupos
Grupo Economia criativa (LinkedIn)
Um espaço para debater cinema, comunicação, design, games, software etc.
Grupo Trabalho remoto, nomadismo digital + home office (Facebook)
Soluções móveis para quem tem a vida em movimento: trabalho a distância, coworking e outros temas vizinhos, como produtividade, empreendedorismo e negócios individuais (trabalho autônomo, profissionais liberais e freelancers).
O objetivo desse espaço é debater o trabalho do comunicador. Em pauta, divulgação de material que analisa a cobertura da imprensa e ideias que vislumbram novos caminhos para a comunicação.
Marketing, transformação digital e varejo multicanal
Um espaço para debater comunicação empresarial e negócios na rede, construção e gestão da marca (branding), mídias sociais, mobile, comércio eletrônico, business intelligence, divulgação de pequenas e médias empresas (PMEs) e as novas tendências econômicas, como a economia do compartilhamento.
Mapas colaborativos
Enchentes no Norte-Nordeste
Para auxiliar os desabrigados das enchentes no Norte e Nordeste, criei um mapa (link curto: tinyurl.com/enchentes) que identificava os locais em todo o país onde era possível fazer doações
Adote um animal
No mapa (link curto: tinyurl.com/adocaoanimais), você encontra locais em todo o país que promovem a adoção de animais
***
Atualização
A gestão dessas plataformas é realizada por Charles Cadé. Jornalista e consultor de comunicação/mídias digitais, é mestre em culturas midiáticas (UFPB) com especializações em cinema e fotografia (UFC) [saiba mais]